Presidente Mao é o Sol Vermelho nos Corações dos Povos do Mundo ("Pequim Informa", 1966)

Nota do blog: A seguinte matéria foi originalmente publicada em 22 de julho de 1966, no periódico oficial chinês Pequim Informa (vol. 9, No. 30), em ocasião ao aniversário do Presidente Mao e retratando os depoimentos dos visitantes estrangeiros sobre o Presidente Mao. Um retrato histórico da admiração dos povos do mundo ao Presidente Mao – admiração que aumentou, sobretudo, após o Grande Debate que o mesmo foi protagonista e pelo qual desmascarou os revisionistas soviéticos liderados por Kruschov e durante a Revolução Cultural Proletária. Traduzido pela colaboração do blog.

Cartaz internacionalista produzido na China.


 

— Nota Sobre as Visitas dos Amigos dos Cinco Continentes para o Aniversário do Presidente Mao em Shaoshan

 
DOS TRABALHOS DO PRESIDENTE MAO: 
“A força em sua forma pura que lidera nossa causa é o Partido Comunista da China.” 

 

“A base teórica que guia nosso pensamento é o Marxismo-Leninismo.” 

 

— Considerações iniciais proferidas na primeira sessão do primeiro Congresso Popular Nacional da República Popular da China.

 Nota do editor “Renmin Ribao”

 “O Leste é vermelho e é lá que o sol nasce: na China emerge Mao Tse-Tung.” Essa é a causa de orgulho e alegria do povo chinês e de todos os revolucionários ao redor do mundo. Shaoshan é solo sagrado no qual qualquer povo revolucionário aspira em visitar, porque o companheiro Mao Tse-Tung, o grande líder do povo chinês e o grande porta-estandarte da luta revolucionária de todos os povos do mundo, nasceu aqui. Diversos amigos estrangeiros expressaram seu amor incondicional e sua admiração pelo Presidente Mao durante suas visitas a Shaoshan nos últimos anos.
Eles foram para Shaoshan não apenas para relembrar a história da Revolução Chinesa, mas também para encontrarem a verdade revolucionária. Todos os povos que desejam revolução buscam inspiração e coragem nas atividades revolucionárias do Camarada Mao Tse-tung.
Na maior parte destes anos, revolucionários de diferentes países têm expressado amor incondicional para o Presidente Mao e crença infinita no pensamento de Mao Tse-Tung. Eles o descrevem como “o maior marxista-leninista do nosso tempo” e dizem: “Nós o amamos mais do que amamos nossas próprias vidas.” Eles aclamam o pensamento de Mao Tse-Tung como “o farol da revolução para o povo do mundo” e como “o sol que nunca se põe.”
O amor dos povos revolucionários de todos os países para o presidente Mao é tão ardente e a crença no pensamento de Mao Tse-Tung é muito sincera porque o Presidente Mao levou o Marxismo-Leninismo para frente a uma fase inteiramente nova. O pensamento de Mao Tse-Tung reflete as leis objetivas da luta de classes nacional e internacional e os interesses fundamentais do proletariado e de outros trabalhadores. É viver o Marxismo-Leninismo no seu mais elevado patamar. De pé na vanguarda da nossa época, e com o sua incomparavel rica experiência revolucionária e sua teoria revolucionária excepcional, que é um trabalho de gênio , o Presidente Mao mostrou o caminho da vitória para todos os povos oprimidos e nações oprimidas do mundo.
No curso das grandes polêmicas do movimento comunista internacional ao longo dos últimos anos, o pensamento de Mao Tse-Tung se espalhou para áreas cada vez mais distantes em todo o mundo. Mais e mais povos revolucionários do mundo compreenderam isso e se armaram com isto. E isto lançou as bases mais fortes para a vitória da revolução mundial. Pode-se afirmar categoricamente que, em face do pensamento sempre vitorioso de Mao Tse-Tung, o imperialismo, a reação e o revisionismo moderno não tem nenhuma maneira de evitar sua destruição inevitável, no entanto eles podem freneticamente lutar para sobreviver.

Os Povos Revolucionários de todo o Mundo Anseiam por Shaoshon, Local de Nascimento do Presidente Mao

O sol nasce a partir de Shaoshan;
Quando o sol nasce, o leste é vermelho.
Hoje o seu vermelho brilha em todas as direções,
E prevalece o Vento Leste em todos os lugares.
— Poema feito por dois camaradas vietnamitas

O brilhante pensamento de Mao Tse-Tung se ergue como o sol da manhã e espalha seus raios esplêndidos sobre cada parte da terra. É como o vento do leste soprando em todo o globo. Os povos revolucionários do mundo anseiam por Shaoshan, local de nascimento do presidente Mao. Independentemente de grandes distâncias e desafiando muitas dificuldades, cada vez mais amigos estrangeiros foram à China para visitar Shaoshan com o objetivo de buscar a verdade revolucionária e aprender com a experiência revolucionária.
Entre os amigos dos cinco continentes que visitaram Shaoshan estão líderes de estado, líderes de partidos políticos, ativistas e representantes das organizações de sindicatos, de mulheres, de camponeses e da juventude. Também estavam incluídos escritores, poetas, artistas, professores, acadêmicos, médicos, especialistas militares, jornalistas, advogados, atletas estrangeiros, estudantes e estagiários que residem na China.
Com respeito ilimitado, muitos amigos estrangeiros elogiaram Shaoshan como “solo sagrado para a revolução”, “o berço da revolução” e “a universidade da revolução”. Eles dizem: “Shaoshan é como uma pérola brilhando nas profundezas do mar”; “Shaoshan é inscrita com os melhores capítulos do Marxismo-Leninismo”; “Shaoshan simboliza o brilhante futuro dos povos oprimidos da Ásia, África e América Latina”; “A faísca revolucionária de Shaoshan começou um incêndio em toda a Nova China e iluminou todo o mundo!”
Amigos dos cinco continentes consideraram sua visita a Shaoshan, o lugar de nascimento do grande líder revolucionário do proletariado do mundo, como “uma grande honra”, “a maior felicidade” e “um momento inesquecível na vida de alguém”.
Um estudante vietnamita estudando na China, disse, “Nós nos sentimos honrados e extremamente orgulhosos de ter a oportunidade de visitar a terra natal do Presidente Mao. Embora esteja frio, sentimos muito calor no coração, e o calor parece ter se espalhado para o ar em torno de nós.” Alguns dos visitantes compraram o retrato do presidente Mao, outros colocaram a capa de chuva e o chapéu de palha iguais aos usados pelo presidente Mao para o trabalho agrícola durante seus primeiros dias. Ainda outros compraram flautas nas quais estavam inscritas as duas letras Shao e Shan, dizendo: “Eu vou tocar músicas louvando o Partido Comunista Chinês e presidente Mao”.
Um amigo do Laos disse: “Nós estudamos o pensamento de Mao Tse-Tung, e agora que visitamos sua terra natal, nos sentimos ainda mais ligados a este pensamento e nossa compreensão dele tornou-se ainda mais profunda. Nós nunca nos esqueceremos do Presidente Mao, enquanto vivermos. Estamos determinados a levar a revolução até o fim. Desejamos ainda maior prosperidade para a cidade natal do Presidente Mao. Que o Pensamento de Mao Tse-Tung brilhe com brilho eterno”.
Um amigo de Uganda disse: “Eu considero isso como um dia histórico na minha vida… O que tenho visto aqui, foi ensinado e aconselhado – . Isso me convenceu profundamente de que a nossa luta em casa vai ser coroada com a vitória”. Quando o hospedeiro lhe presenteou com um livro de fotos de Shaoshan e com um emblema memorial de Shaoshan, ele permaneceu em pé com o peito para fora e declarou que ele teria o emblema memorial de Shaoshan preso na roupa superior a todos os outros. Ele respeitosamente recebeu o livro de fotos com ambas as mãos dizendo: “O que você me deu é tanto um livro de imagens como uma arma”.
A Delegação da Associação de Amizade Camboja-China queria visitar o local de nascimento do presidente Mao Tse-Tung no momento em que deixou Phnom Penh para ir a China. Assim que eles chegaram em Changsha, o líder da delegação perguntou: “Quão longe estamos de Shaoshan?” O anfitrião disse-lhe que faltava um pouco mais de 100 quilômetros. “Eu vou mesmo se faltasse 1.000 km de distância!” O líder tinha apenas uma perna. Apoiado por uma vara, ele passeou pelos arredores da cidade. Mais de uma vez o anfitrião pediu-lhe para descansar, mas ele insistiu e disse com profundo sentimento, “No curso da nossa visita, nós tomamos este dia como uma grande felicidade.”
Um amigo do Brasil disse: “É de suma importância visitar Shaoshan no momento em que a luta contra o revisionismo moderno tornou-se tão feroz”.
Dennis, um amigo da França, disse: “Cheio de profundas emoções, eu estou revisitando o local de nascimento do presidente Mao.”
Um amigo da Grã-Bretanha disse: “Há muitos centros Memoriais Revolucionários no mundo, mas nenhuma deles é comparável a Shaoshan que deixa uma memória eterna nos corações dos povos. É minha firme convicção de que dezenas de milhares de pessoas virão de todas as partes do mundo para visitarem aqui. Este lugar vai entrar para a história para todo o sempre”.
Muitos amigos estrangeiros estavam tão animados com a oportunidade de visitar Shaoshan que eles tiveram dificuldades em dormir na noite anterior. Levantaram-se muito cedo na manhã seguinte e colocaram suas melhores roupas. Eles foram informados no carro que eles estavam viajando no mesmo caminho tomado por Mao quando ele voltou de Changsha a Shaoshan para fazer suas investigações rurais. Alguns deles disseram alegremente: “Que evento feliz para viajar na estrada, uma vez atravessada pelo presidente Mao!” Em Shaoshan, muitos amigos estrangeiros pegaram as pedras locais onde o Presidente Mao tinha trabalhado, e tomaram-nas como lembranças. Ao visitar a casa do presidente Mao, que é parte do museu, alguns, com lágrimas escorrendo pelo rosto, permaneceram em silêncio diante das fotografias de seis mártires de sua família. No caminho de volta para Changsha, muitos amigos estrangeiros cantaram emocionadamente “O Leste é Vermelho”, “Navegar no Mar Depende do Timoneiro” e outras canções. De volta à acomodação, alguns amigos estrangeiros olharam para o bordado feito por Hunan de Shaoshan em uma tela e disse: “Toda vez que vejo isso, eu recebo novo incentivo.”
Delegação dos jornalistas do Laos expressou os sentimentos internos compartilhados pelos povos revolucionários de todos os países. “Shaoshan é um ótimo lugar. Ela pertence ao povo chinês e pertence aos povos do mundo também. Shaoshan é um lugar apenas para o povo chinês, mas também para os povos revolucionários do mundo!”

Presidente Mao é o Maior Líder dos Povos do Mundo

 
Mao Tse -Tung,
Sábio homem comum
Gigante da revolução
Líder do povo chinês
Farol para os povos do mundo!
A faísca que acendeu a revolução chinesa
Agora coloca o mundo em chamas!

Este é o poema do amigo americano Sidney Rittenberg louvando nosso grande líder Presidente Mao.

O poema a seguir é de um poeta do Equador louvando o presidente Mao  

Aqui ele nasceu,
Agora, ele vive em cada lugar onde as pessoas estão lutando!
Aqui ele chamou as primeiras reuniões revolucionárias
Agora, ele reuniu as pessoas de todos os países!
Aqui ele leu seus primeiros livros
Agora, ele é o mestre de todos os revolucionários do mundo!
Aqui ele aprendeu a trabalhar arduamente como os camponeses
Agora, ele traz vida feliz para as pessoas que trabalham!

Repletos de nobre crença no Presidente Mao e mostrando amor incondicional para ele, todos os amigos dos cinco continentes que visitaram entusiasticamente Shaoshan compuseram poemas ou deixaram escritos, ou cantaram e aplaudiram para expressarem sua profunda afeição pelo Presidente Mao.
Um amigo da Austrália disse: “Aqui em Shaoshan os camponeses revolucionários deram à luz um grande líder que ganhou o amor e carinho não só do seu próprio povo chinês, mas de todos os povos em todo o mundo que acham que o pensamento de Mao Tse-Tung é uma arma da revolução mundial. Viva o Partido Comunista Chinês e o seu grande líder Presidente Mao”.
Um amigo espanhol escreveu: “O Presidente Mao é o grande marxista-leninista de nosso tempo”.
Um amigo de Bechuanaland disse: “Enquanto existir a humanidade, a luz do presidente Mao vai brilhar como um farol sobre ela.”
Os membros da delegação de artesanato do Mali escreveu: “Presidente Mao pertence à China e ao mundo inteiro. Como o sol, ele pertence a toda a humanidade.”
Um amigo cubano disse: “Presidente Mao expressa a mais alta sabedoria humana. Grandes revoluções dão à luz grandes líderes. É natural para uma revolução de importância mundial, como a da China, resultar na origem de um líder de importância mundial, como Mao Tse-Tung. O fato de que ele nasceu neste lugar é uma glória para seu país e para o mundo também. Mao Tse-Tung é o mais fiel porta-estandarte do Marxismo-Leninismo no mundo. Ele é a esperança da revolução mundial”.

Os Povos do Mundo Têm Respeito Ilimitado e Admiração pelo Presidente Mao

Os povos do mundo tem respeito e admiração sem limites para o Presidente Mao porque ele representa os interesses fundamentais do proletariado e dos trabalhadores de todo o mundo, e sempre tem fé nas massas, depende delas, e estabelece vínculos mais estreitos com as pessoas. Ele tem a maior sabedoria, a maior coragem, o personagem mais sublime e o estilo mais modesto de trabalho. Ele está dedicando toda a sua vida para a libertação do povo trabalhador da China e do mundo.
Um amigo colombiano disse: “Presidente Mao trabalhou para a revolução toda a sua vida, dedicando-se à revolução de coração e alma, e deu um exemplo brilhante para todos os revolucionários.”
Um amigo do Líbano escreveu, “Presidente Mao permanece firme, destemido e forte como uma poderosa montanha.”
Os membros de uma delegação cultural da Argélia escreveram: “O presidente Mao é um homem com conhecimento ilimitado, mas ao mesmo tempo ele é muito modesto. Dificilmente se poderia ter imaginado seu jeito simples de viver.”
Um amigo do Vietnã escreveu: “Desde a sua infância, Presidente Mao tomou parte no trabalho produtivo, ficou perto dos oprimidos e dos explorados camponeses pobres e dedicou sua vida para os trabalhadores. Desde a fundação do Partido Comunista Chinês, o Presidente Mao tem consistentemente lutado contra tendências oportunistas de todos os modos e defendeu a pureza do Marxismo-Leninismo.”
Um amigo Vietnamita escreveu um poema:

Tantos anos de ansiedade se passaram
Embora a distância seja grande, meus sentimentos viajam longe
E aqui, finalmente cheguei ao local de nascimento do presidente Mao
A terra é profunda , o mar é grande , o céu é alto;
Mas o afeto caloroso do presidente Mao não conhece limites…


Um amigo coreano disse: “O revisionistas de Khrushchev proferiram todo tipo de calúnia ao presidente Mao. Nós não acreditamos numa única frase ou palavra que proferirem. Vamos sempre seguir ao presidente Mao!”
 
Um amigo do Laos disse. “O presidente Mao é o grande líder do povo chinês e dos povos do mundo. Nós o amamos mais do que nossas próprias vidas!”
 
Um amigo da República Dominicana escreveu: “É a bênção dos povos do mundo ter Presidente Mao.”
 
Uma delegação cultural argelina escreveu: “O mundo inteiro necessita profundamente do presidente Mao. Que ele nunca envelheça! O povo argelino sempre guardará a memória do Mao Tse-Tung no âmago de seus corações. Viva o grande Mao Tse-Tung!”
A delegação desportiva do Ministério da Administração Interna albanês manifestou a vontade comum dos povos revolucionários em todo o mundo de dizer: “Para o benefício do grande povo chinês, do Partido Comunista Chinês e do glorioso povo revolucionário em todo o mundo que lutam pela emancipação, que o camarada Mao Tse-Tung aproveite a longa vida tão eternamente quanto as imponentes montanhas do nosso país!”

O Pensamento de Mao Tse-Tung é o Mais Marxista-Leninista de Nossos Tempos

Durante a sua visita a Shaoshan, os amigos do Vietnã escreveram no livro de visitantes: “O Pensamento de Mao Tse-tung foi provado ser o mais correto pela prática da revolução chinesa. Isso ficou provado e está sendo provado ser verdade pela prática da revolução mundial.” O Pensamento de Mao Tse-Tung representa o novo desenvolvimento do Marxismo-Leninismo. É a arma dos povos do mundo em sua luta revolucionária e está os guiando para ganhar novas e mais gloriosas vitórias.” O Pensamento de Mao Tse-Tung demonstrou seu poder inigualável na grande China. O Presidente Mao liderou o Exército Vermelho na escalada as montanhas cobertas de neve, ao atravessar os pântanos e vitoriosamente ao completar a Longa Marcha de 25.000, plantando assim a bandeira vermelha revolucionária sobre o comprimento e a largura da China. Hoje, o Pensamento de Mao Tse-Tung é vitorioso levando o povo chinês passo a passo a caminho de uma sociedade comunista. O povo chinês armado com o Pensamento de Mao Tse-Tung está trabalhando com verdadeiros milagres revolucionários a cada hora em sua terra natal. “Os 650 milhões de chineses armados com o Pensamento de Mao Tse-tung são 650 milhões de bombas atômicas espirituais.”
Leng Ngeth , chefe da da delegação da Associação de Amizade Camboja-China disse: “Presidente Mao Tse-Tung é o maior pensador do nosso tempo, o guia sábio e reverenciado dos 650 milhões de pessoas da China e o inspirador de ideais nobres. É graças a seu pensamento que o povo chinês fez tais avanços tremendos e tornaram-se o pesadelo do inimigo”.
Um amigo grego disse, “pensamento de Mao Tse-tung enriqueceu e desenvolveu o marxismo-leninismo. Presidente Mao é o grande marxista-leninista de nossa era, cujas idéias e experiências são valiosas para as pessoas de todo o mundo. Grandes figuras surgiram no mundo, mas nenhuma estudou a questão camponesa tão profundamente como Presidente Mao nem tiveram qualquer mente tão versátil como ele tem na vida política, econômica, militar e campos literárias e artísticas.”
Um amigo birmanês disse: “Em seus primeiros anos, Mao Tse-tung já abraçou as idéias do internacionalismo proletario”, “o Pensamento de Mao Tse-Tung é o Marxismo-Leninismo desenvolvido”, “o Pensamento de Mao Tse-Tung forneceu armas teóricas para todos os povos.”
Um amigo da Costa do Marfim, escreveu: “A importância do pensamento de Mao Tse-Tung tem ido muito além das fronteiras da China, muito além dos limites da Ásia. Hoje todas as pessoas progressistas do mundo querem ler obras do Presidente Mao e visitar os lugares onde o Presidente Mao já trabalhou ou exerceu atividades. As atividades revolucionárias do Presidente Mao indicaram uma direção definida para a revolução da Costa do Marfim.”
Um amigo de Camarões declarou: “O presidente Mao é o sucessor de Marx, Engels, Lênin e Stalin – os grandes mestres e guias do proletariado internacional e todas as pessoas revolucionárias – e seu representante em nossos tempos… Na luta contra o revisionismo de Khrushchev ele defendeu e desenvolveu o Marxismo-Leninismo. O Pensamento de Mao Tse-Tung é o farol que ilumina o caminho da resistência para os povos oprimidos de todos os países.”
Um amigo de Ruanda disse, “o camarada Mao Tse-Tung é o maior marxista-leninista de nossa era, goza do mais alto prestígio internacional, e é nele que as pessoas do mundo colocam suas esperanças. Mao Tse-Tung tornou-se o professor correto dos revolucionários proletários do mundo. Devemos levar a cabo a revolução na direção traçada pelo Pensamento de Mao Tse-tung.”

Os Povos do Mundo Estudam e Aplicam O Pensamento de Mao Tse-Tung e Estão Determinadasa Seguir com a Revolução Até o Fim

Muitos amigos estrangeiros sempre mantiveram as obras do Presidente Mao por perto para estudá-las, mesmo no decurso da visita a Shaoshan.

Um dia, um amigo do Malawi chegou a Changsha, às três horas da tarde. Do aeroporto ele foi diretamente para Shaoshan, visitou a cidade natal de Mao do presidente às cinco e passou a noite discutindo o movimento camponês com alguns camaradas locais. De volta ao hotel, à noite, ele leu o Relatório do Presidente Mao sobre a investigação do Movimento Camponês em Hunan até às 04:00 da manhã.

Depois eles retornam para Changsha a partir de Shaoshan, muitos amigos estrangeiros trabalharam até tarde da noite para escrever seus depoimentos, pediram ajuda aos seus intérpretes para o material e estudaram as Obras Escolhidas de Mao Tse-Tung. Alguns tentam encontrar tempo para estudar as obras de Mao Tse-Tung até quando estão viajando de ônibus, trem ou avião ou enquanto estão comendo suas refeições. Muitos amigos estrangeiros solicitam a tradução das obras do Presidente Mao em muitos idiomas. Alguns que entendem o tempo chinês e novamente expressam sua vontade de contribuir com esta nobre tarefa.
Um amigo japonês disse: “É nossa convicção que, para uma revolução ser bem sucedida, é necessário fazer um bom estudo do Pensamento de Mao Tse-Tung e aplicá-lo na prática.”
Um amigo da Tailândia declarou: “Devemos aprender com a vida gloriosa do presidente Mao a remodelar a nossa visão sobre a vida e a nossa visão de mundo, e servir ao povo.”
Um amigo do Equador declarou: “Eu tinha lido os escritos do presidente Mao antes de vir para a China; e considerei o pensamento de Mao Tse-Tung como meu guia nos momentos mais difíceis de luta contra o inimigo. Agora eu percebo que nós não só devemos agir de acordo com o Pensamento de Mao Tse-Tung em tempos difíceis, mas também tomá-lo como nosso guia em tudo o que fazemos no dia-a-dia. Devemos estudar as obras do Presidente Mao bem e sempre agir de acordo com o Pensamento de Mao Tse-Tung.”
Um amigo da Somália disse: “Quando voltarmos para casa, vamos organizar ainda mais pessoas na Somália para estudar as obras do Presidente Mao.”
Um amigo Vietnamita disse: “A atitude para com o Pensamento de Mao Tse-Tung é um parâmetro usado para distinguir os verdadeiros comunistas dos falsos comunistas. Todos os que se opõem ao pensamento de Mao Tse-Tung são revolucionários falsos. Eles são todos contra-revolucionários. Queremos sempre ser estudantes honestos do Presidente Mao Tse-Tung. Por toda as nossa vida, vamos estudar o pensamento do Marxismo-Leninismo e de Mao Tse-Tung e ser fiéis obreiros que servem a causa da revolução mundial.”
Um amigo da Indonésia afirmou: “Presidente Mao Tse-Tung guarda no alto a bandeira do Marxismo-Leninismo. Ele é o grande lutador contra o revisionismo moderno. Para contrariar o revisionismo moderno temos de aprender com o espírito revolucionário do presidente Mao Tse-Tung.”
Um amigo sudanês disse: “A riquíssima experiência revolucionária do Presidente Mao é um ativo dos povos do mundo. Aprendemos com isso a experiência da luta de libertação dos povos e contra o imperialismo de todas as descrições. Esta experiência é a semente da revolução. Quando voltar para o Sudão, vamos semear essa semente e deixá-la tomar raiz para germinar em nosso país.”
Um amigo italiano disse: “Eu pensei que a situação na Itália era diferente da China e que, portanto, a Itália não tinha necessidade da Guerra Popular Prolongada. Mas foi através da minha visita e dos estudos na China que eu vim a entender que a Itália deve também tomar o caminho da Guerra Popular Prolongada. Grandes contribuições teóricas o camarada Mao Tse-Tung fez para o desenvolvimento do marxismo. Estas contribuições são uma fonte a partir da qual os revolucionários de todos os países podem tirar inspiração e lições. Para fazer a revolução na Europa Ocidental o único jeito é estudar as obras de Mao Tse-Tung sistematicamente.”
Com profunda emoção um amigo peruano disse: “A luta armada é a única saída e a questão camponesa é a principal questão. Devemos tomar o caminho da cercar as cidades do interior e estudar a experiência da China.” Ele disse que iria estudar sinceramente obras do Presidente Mao depois de voltar ao seu país.
Após resumir o que tinha aprendido com o estudo das obras do Presidente Mao, a delegação dos jornalistas das forças patrióticas do Laos escreveu. “Temos de levar o que aprendemos em prática e fazer o que é benéfico para o povo”, e acrescentou: “Vamos aprender com espírito revolucionário ferrenho do Presidente Mao e com o pensamento revolucionário e fazer tudo o que pudermos para lutar resolutamente contra os agressores imperialistas norte-americanos e seus lacaios e para ganhar a vitória final na luta pela libertação nacional.”
Um amigo do sul do Vietnã, à frente anti-imperialista, disse, “o Pensamento de Mao Tse-Tung é grandioso. Não só ele pode derrotar os reacionários em casa, ele pode derrotar todos os imperialistas também. “
Um amigo da Colômbia declarou: “Vamos manter bem alto a bandeira vermelha do Pensamento de Mao Tse-Tung, e dos seus postos de combate, vamos eliminar completamente o imperialismo e o revisionismo moderno.”
Enquanto visitavam à cidade natal de Mao, os atores e atrizes do grupo de dança Djoliba da Guiné cantaram com profundo sentimento:

Seu trabalho é gigantesco,
Seu pensamento imortal;
Eles são o sol da China.
Eles são o sol de todos os povos em luta!
Eu canto Mao, eu canto
Seu trabalho gigantesco,
Seu pensamento imortal.
Quando eu voltar para a África,
Eu vou cantá-las
Para as massas negras.
Se eu for para a Europa ou na América,
Eu vou cantá-las
Para as massas brancas.
Onde quer que eu vá,
Vou proclamar
A verdade do seu pensamento,
A verdade de sua luta pela liberdade.
Para ele é tudo isso e muito mais,
Mais do que eu posso dizer.

 
Os sentimentos dos amigos revolucionários dos cinco continentes em sua visita a Shaoshan é compartilhado pelo povo chinês. Vamos juntar as mãos na nossa luta e gritar a uma só voz: Trabalhadores e povos oprimidos do mundo, uni-vos! Mantenha bem alto a grande bandeira vermelha do pensamento de Mao Tse-tung, e lutemos juntos até o fim para a completa derrota do imperialismo, do revisionismo moderno e da reação, e para a vitória final do socialismo e do comunismo no mundo inteiro!
– Por Huan Chiu-Chih
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s