Contradições Sob o Socialismo (Mao Tsetung)

Nota do blog: Aqui, o Presidente Mao Tsetung aborda a questão da contradição sob o socialismo, explana que mesmo sob o socialismo e comunismo, ainda haverá pensamentos incorretos, indivíduos retrógrados e idealistas, e explica qual será — mais ou menos — a natureza das contradições. Traduzido pela colaboração do blog Servir ao Povo de Todo Coração.

 


 

[Extraído de um editorial do People’s Daily de 5 de Abril de 1956 intitulado ‘Na Experiência Histórica da Ditadura do Proletariado’]

Algumas ideias ingênuas parecem sugerir que contradições não existem mais em uma sociedade socialista. Negar a existência das contradições é negar a dialética. As contradições nas diferentes sociedades diferem tanto em caráter como na forma para sua solução, mas a sociedade se desenvolve através de continuas contradições. A sociedade socialista também se desenvolve através de contradições entre as forças produtivas e as condições de produção. Na sociedade socialista ou comunista, inovações técnicas e melhorias no sistema social inevitavelmente continuarão a ter lugar; caso contrário o desenvolvimento da sociedade viria a se tornar uma paralisação e a sociedade não poderia mais avançar. A humanidade ainda está em sua juventude. A estrada que ela ainda tem que atravessar vai ser, ninguém sabe, quantas vezes mais longe do que toda a estrada que eles já viajaram até agora. Contradições entre progresso e conservadorismo, entre o avançado e o atrasado, entre o positivo e o negativo, sempre irão constantemente ocorrer sob as mais variadas condições e diferentes circunstâncias. As coisas vão ficar mais ou menos assim: uma contradição irá levar a outra, e quando as contradições antigas forem resolvidas novas irão surgir. E é obviamente incorreto manter, como algumas pessoas fazem, que a contradição entre idealismo e materialismo podem ser eliminadas em uma sociedade socialista ou comunista. Enquanto existirem as contradições  entre o subjetivo e o objetivo, entre o avançado e o atrasado e entre as forças produtivas e as condições de produção, a contradição entre o materialismo e o idealismo vai continuar na sociedade socialista ou comunista, e se manifestará de diversas formas. Desde que o homem vive em sociedade ele reflete nas diferentes circunstâncias e os diversos graus existentes nas contradições de cada forma de sociedade. Por esse motivo nem todo mundo é perfeito, mesmo quando a sociedade comunista já for estabelecida. Até então haverão ainda contradições entre o povo, e ainda terão pessoas boas e pessoas ruins, pessoas cujo o pensamento está relativamente correto e pessoas cujo o pensamento está relativamente incorreto. Consequentemente ainda haverá luta entre as pessoas, embora a sua natureza e forma será diferente daquelas em uma sociedade de classes. Visto sob essa luz, a existência de contradições entre o indivíduo e o coletivo na sociedade socialista não é nada estranha.

Mao Tsetung, 5 de Abril de 1956
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s