O pensamento de Mao Tse Tung é a nossa bandeira de vitória (China, 1959)

Nota do blog: Publicamos a seguir o artigo de autoria de Liu Tze-chiu, publicado na revista “Estudo Político” (China, 1959), exaltando e estabelecendo o Pensamento Mao Tsetung (maoismo à época) como a verdade universal e continuação do Marxismo-Leninismo. Traduzido pelo nosso núcleo de colaboração.


 

O pensamento de Mao Tse Tung é a nossa bandeira de vitória

[O seguinte artigo é uma tradução completa de um artigo escrito por Liu Tzu-chiu que originalmente apareceu em Cheng-chih Hsue-hsi (Estudo politico), Peiping, n 19, 12 de outubro de 1959, paginas 2-7.]

0832-001M

A publicação do Comunicado do VIII Congresso do oitavo Comitê Central do Partido e sua “Resolução sobre o desenvolvimento do aumento da produção e da economia” é como a brisa de primavera que sopra rapidamente sobre todo o país.

Como o toque de clarim para a batalha, imediatamente despertou alto fervor no povo do país inteiro. Foi seguido pelos relatórios de vitória de todas as frentes. Os indicativos vermelhos nos gráficos mostrando a implementação dos planos de produção crescem diariamente.

Todos esses fatos irrefutáveis, convincentemente, provam estar completamente correta a chamada levantada pelo VIII Congresso do oitavo Comitê Central do Partido pela oposição às tendências de direita, pelo emprego de esforços e o ulterior desenvolvimento do movimento para atingir o aumento da produção e da economia. Eles provam estar completamente correto o pensamento Mao Tse Tung, que combina a verdade universal do Marxismo-Leninismo com a prática concreta da Revolução Chinesa.  

Ao mesmo tempo, os fatos também provam estarem completamente errados o pensamento e ação dos oportunistas de direita que duvidam e se opõem à linha da maioria do Partido, às Comunas Populares, ao Grande Salto Adiante e ao vigoroso desenvolvimento do movimento de massas.

Os fatos provaram e vão continuar provando que  o VIII Congresso do oitavo Comitê Central do Partido escreveu uma brilhante página na história da construção do socialismo em nosso país. Hoje um movimento de massas está se desenvolvendo em uma base nacional para o estudo, discussão e completa implementação dos documentos do VIII Congresso do oitavo Comitê Central do Partido.

Esse movimento tem desde seu início se tornado uma força colossal que move todas as tarefas para a frente rapidamente. A principal fonte de energia deste poder é o pensamento Mao Tse Tung. Em nosso trabalho e nossa luta, o pensamento de Mao Tse Tung é como a luz do sol e o oxigênio para a vida humana, indispensável mesmo por um único momento. Se o pensamento deste faltar, as pessoas vão encolher ideológica e politicamente, sufocar-se-ão, então deteriorar-se-ão e endurecer-se-ão.

A grande vitória alcançada pelo VIII Congresso do oitavo Comitê Central do Partido é a vitória do pensamento Mao Tse Tung. Consequentemente o estudo, entendimento e completa aplicação do espírito dos vários documentos do VIII Congresso significa na realidade o estudo, entendimento e completa aplicação do pensamento Mao Tse Tung.

Isto também significa a utilização da posição, ponto de vista e método do Camarada Mao Tse Tung na observação, análise e solução de várias contradições.

Portanto, eu sinto que no estudo dos documentos do VIII Congresso, devemos observar estritamente os cinco princípios de convicção, estudo, disseminação, ação e proteção, e também resolutamente colocá-los em execução.

Convicção significa convicção no pensamento Mao Tse Tung. Essa convicção deve ser inabalavelmente firme. No curso da luta revolucionária e da construção do socialismo na China, inumeráveis práticas provaram que o pensamento Mao Tse Tung é o único sistema de pensamento correto. É a metamorfose do marxismo-leninismo na China. É o símbolo da verdade.

Portanto, em qualquer tempo e qualquer lugar ou em qualquer questão, se uma pessoa tem sua convicção no pensamento Mao Tse Tung abalada, mesmo que essa vacilação seja temporária e leve, ele efetivamente se separou da verdade do Marxismo-Leninismo.

Como um resultado, ele vai indubitavelmente perder seu senso de direção e cometer erros políticos. Portanto, devemos seguir para sempre firmemente os passos do Presidente Mao. Nós devemos marchar adiante, cem por cento juntos e sem o menor descontentamento, ao longo do caminho apontado pelo Presidente Mao.

Estudo significa estudo do pensamento Mao Tse Tung. Esse estudo deve ser sério, penetrante e completo, e nós devemos entender seu espírito e conteúdo real. Nós definitivamente não podemos nos permitir adotar a atitude de estudar sem tentar entender.

Para realizar este objetivo nós devemos por um lado estudar seriamente os trabalhos do Camarada Mao Tse Tung, que são documentos que concretamente e comoventemente revelam seu pensamento. Eles também são modelos de um pensamento penetrante apresentado de forma simples.

O texto é claro, popular e de fácil entendimento, mas a verdade é muito profunda e só pode ser completamente digerida através de um estudo assíduo e a longo prazo. Por esta razão nós devemos empreender uma leitura e estudo intensivos, e ambicionar compreender o espírito e real conteúdo dos escritos de Mao Tse Tung.

Contudo, para alcançar este objetivo nós devemos, por outro lado, e este é até mais importante, penetrar no movimento de massas a fim de estudar em meio da prática. Isto porque o pensamento de Mao Tse Tung é uma combinação da verdade universal do Marxismo-Leninismo com a prática da revolução Chinesa. É a teoria que guia as massas na prática revolucionária. É a sumarização das experiências da revolução do proletariado.

Para chegar na essência do pensamento de Mao Tse Tung, nós devemos verdadeiramente levantar a bandeira da classe trabalhadora e penetrar nos movimentos revolucionários de massas. Por exemplo, nós devemos chegar no meio da [situação que existiu durante a] Guerra de Resistência Contra os Japoneses, chegar no meio do movimento pela reforma do sistema de terras, chegar no meio das campanhas três-anti e cinco-anti, chegar no meio dos três maiores movimentos de reforma socialistas, chegar no meio dos movimentos pelas comunas populares e chegar no meio do movimento por todo o desenvolvimento das indústrias de ferro e aço, se quisermos chegar a uma compreensão e apreciação comparativamente mais penetrante [do pensamento de Mao Tse Tung].

Se nosso estudo está separado da prática da revolução, nós não faremos dele um sucesso. Sobre o assunto do estudo, Camarada Mao Tse Tung disse: “Ler livros é uma forma de estudo, mas fazer o uso do nosso conhecimento é também um estudo, e de fato, um tipo mais importante de estudo.” Isto nos diz como estudar.

Disseminação significa a propagação do pensamento Mao Tse Tung. Quando um homem aprendeu algo e sabe um pouco do pensamento de Mao Tse Tung, ele deve executar a propaganda entre as outras pessoas. Isto porque o pensamento de Mao Tse Tung é um tipo de bem público de grande valor para a humanidade, e se esse bem público é reservado à posse de uma só pessoa , então não poderá cumprir completamente com seu devido papel.

Somente tornando este bem público em propriedade das amplas massas, tornando-o entendível para as amplas massas das pessoas trabalhadoras e colocando-o ao seu alcance, então ele se tornará uma força material invencível.

Foi porque o pensamento de Mao Tse Tung foi entendido e colocado ao alcance das amplas massas do povo que a Revolução Nacional Democrática Chinesa e a Revolução Socialista alcançaram uma completa e gigante vitória. Em 1958, o povo chinês estava apto a alcançar totalmente o Grande Salto Adiante em todas as frentes porque eles compreenderam que a principal linha do pensamento Mao Tse Tung prevê o “emprego do maior esforço, lutando para avançar consistentemente, e construindo o socialismo com maiores, mais rápidos e melhores avanços econômicos”.

Eles também aprenderam a politica abrangente de “luta de duas linhas”. Essa linha principal e politica abrangente foram ambas completamente entendidas e aprendidas pelas amplas massas do povo.

Portanto, quando uma pessoa estudou e adquiriu alguma compreensão do pensamento de Mao Tse Tung, deve utilizar cada oportunidade, adotar todas as formas e pensar em todas as medidas para carregar a propaganda e esclarecimento entre as outras pessoas, de forma que essas ideias podem ser entendidas e aprendidas por mais e mais pessoas. Assim as pessoas devem alcançar maiores e melhores vitórias na luta de classes e sua luta contra a natureza.

Ação significa participação em várias práticas sociais em acordo com as linhas e políticas previstas pelo partido que são baseadas no pensamento de Mao Tse Tung. Isto inclui produção de atividades, a luta de classes, atividades politicas, científicas e artísticas.

O pensamento de Mao Tse Tung é um pensamento guia que deriva da prática das massas, foi retrabalhado e elevado a um nível superior, e usado para guiar a ação prática das massas, foi retrabalhado e elevado a um patamar mais alto, e usado como guia prático nas ações das massas.

É um sistema de pensamento “que descobre a verdade pela prática; e através da prática confirma a teoria e a desenvolve além a verdade”.

É um sistema de pensamento traz o conhecimento objetivo do mundo pela prática, e que “transforma o mundo objetivo, e também transforma o mundo subjetivo de cada – isto é, transforma a capacidade de entendimento de cada – e transforma a relação do mundo subjetivo com o objetivo.”

Então para realmente entender e utilizar o pensamento Mao Tse-tung, deve-se lançar-se a várias atividades sociais. No momento, a coisa mais importante é participar ativamente na vigorosa e universal maré alta (no sentido de clímax) do movimento contra a tendência direitista, e exercer o máximo esforço no desenvolvimento da campanha para aumento da produção e extensão econômica.

As pessoas que seguiram um curso totalmente oposto ao do pensamento de Mao Tse-tung são aqueles que adotam a atitude de “assistir o alastrar do fogo do lado oposto” e  “manter-se afastado sem se preocupar”, em lidar com o atual movimento revolucionário das massas (sem mencionar aqueles que se mantém indiferente fazendo criticismo gratuito com vários gestos e os que adotam uma posição oposta).

Apenas aqueles que participam pessoalmente no movimento revolucionário das massas que está em chamas serão fortalecidos, consolidarão sua posição proletária, acordarão politicamente e enriquecerão suas experiências através da luta.

Na questão de participar corajosamente no movimento de massas, o camarada Mao Tse-tung nos ensinou o seguinte no artigo A Questão da Cooperação Agricola:

“Nós devemos audaciosamente dirigir o movimento. Não temer o dragão à frente ou o tigre atrás.
Quadros e camponeses transformar-se-ão no meio de suas próprias lutas. Nós devemos deixá-los agir, para em suas ações aprenderem lições e enriquecerem seu conhecimento e talento. Nesse sentido um grande pessoal crescerá. A atitude de temer dragões a frente e tigres atrás não construirá quadros.”

Proteção significa a salvaguarda do pensamento de Mao Tse-tung. Nós devemos elevar a nossa sensibilidade política, e nossa capacidade para julgamentos políticos. Nós definitivamente não podemos adotar uma atitude de comprometimento com os vários pensamentos, tendências e sentimentos que se opõe ao pensamento de Mao Tse-tung, não importa de onde esses pensamentos, tendências e sentimentos reacionários vêm, ou quais pessoas são responsáveis, ou em que fronte  se encontram – seja político, econômico, cultural ou militar – e as formas que tomam – ostensiva ou dissimuladamente. Devemos lutar de forma resoluta contra eles.

Não pode nem deve haver compromisso entre o que é correto e o que é incorreto. Porque o que é correto sempre luta contra o que é incorreto, supera, cresce e ganha forças.

A história do crescimento e desenvolvimento do Partido Comunista da China é, na prática, a luta entre o pensamento de Mao Tse-tung, que é o verdadeiro marxismo-leninismo, e vários pensamentos que são anti-marxistas-leninistas. Esta luta corre nas Obras Escolhidas de Mao Tse-tung, como um fio vermelho.

Sobre a questão da linha do partido, as principais lutas primárias foram aquelas resolutamente defendida pelo camarada Mao Tse-tung contra o oportunismo de direita de Chen Tu-hsiuh; e contra o oportunismo de esquerda do camarada Li Li-san e camarada Wang Ming (durante o período da primeira linha de Wang Ming).

Sobre a questão do estilo de estudo a ser seguido no partido, houve uma luta resoluta contra doutrinação e empiricismo. Sobre a questão da estratégia durante a guerra anti-japonesa, houve uma luta resoluta contra “a teoria da exterminação do estado” e “a teoria da vitória rápida”.

Sobre a questão da natureza revolucionária da nova democracia da China, houve uma luta resoluta contra a teoria “esquerdista” de falas vazias e os duros de matar. Sobre a questão da cooperação na agricultura, houve uma luta resoluta contra a ideologia conservadora direitista que podia ser ligada à “caminhada de uma mulher com os pés enfaixados”.

Na série de lutas mencionadas acima, vitória estava finalmente conquistada pelo camarada Mao Tse-tung.

Sobre a questão da construção socialista, havia-se criado dessa vez uma luta intransigente contra o oportunismo direitista que se opunham à linha geral, ao grande salto adiante e às comunas. Como nas lutas anteriores contra todo oportunismo “esquerdista” e direitista no passado, essa luta também termina em completa vitória. Uma garantia seria fornecida para o desenvolvimento em alta velocidade da nossa grande causa da construção socialista.

Assim pode ver-se que se uma pessoa não usa o pensamento de Mao Tse-tung como arma para travar uma luta resoluta contra todos os tipos de pensamentos anti-marxistas, tornará-se o tipo de pessoa que apenas em palavras, mas não de fato, acredita, estuda, propaga e pratica o sistema de pensamento Mao Tse-tung.

A história do partido nos ensinou uma lição penetrante: nós podemos ser invencíveis em qualquer período, em qualquer lugar e sobre qualquer questão, contanto que possamos firmemente e inabalavelmente acreditar no pensamento de Mao Tse-tung, e seriamente estudar, propagar e implementar esse pensamento, e resolutamente lutar contra todas as ideias opostas a ele. De outra maneira, falharemos. Isto é uma verdade provada por inumeráveis fatos históricos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s