Marrocos: As lutas das massas populares do Rife são justas e legítimas!

Retirado de vnd-peru.blogspot.com

Jamais a repressão do regime reacionário poderá apagar a chispa revolucionária que incendeia a região depois de tanto tempo!

Há mais de 7 meses, as massas da região norte de Marrocos – Rife revolucionário – mantêm a realização de lutas incansáveis e em curso, e isto apesar do covarde assassinato do jovem Mohsen FIKRI por assassinos do regime marroquino reacionário.

Essas lutas, dia após dia, se radicaliza e generaliza-se em todas as cidades e povoados do Rife, baseando-se numa plataforma de reivindicações que contém reclamações tanto econômicas como políticas, sociais e culturais. Estas afirmações são resposta justa e adequada à política de Estado reacionário que sempre seguiu uma política de marginalização e isolamento da região – uma política de vingança que continua desde o estabelecimento da República do Rife e se mantém depois dos levantamentos de 1958-1959 e do movimento 20 de fevereiro de 2011.

Esta história do Rife de resistência e de luta faz com que o regime marroquino reacionário prossiga vingando-se da população por meio da realização de políticas sistemáticas de empobrecimento com o fim de sufocar a região e para empurrar seus filhos à migração forçada.

O povo do Rife – como demonstrou no passado com suas heroicas lutas – ainda dá lições de resistência e mostra sua determinação de continuar a lutar até a vitória. Nem a repressão, nem os ataques baixos do Estado, como as que circulam hoje em dia (segundo a qual, os manifestantes buscam socavar a segurança nacional, segundo a qual os líderes do movimento estavam em conivência com as forças inimigas da nação, buscam trabalhar contra a unidade nacional e teriam como objetivo a instabilidade destes últimos…) não pode minar a determinação das massas do Rife em suas lutas. Pelo contrário, este compromisso continua e se expande cada dia um pouco mais, para chegar na atualidade a todas as regiões do Marrocos.

É por isto que fazemos um chamado a todas as forças amantes da justiça e da democracia, a todas as forças anti-imperialistas e a todas as forças revolucionárias a prestarem todo seu apoio à justa luta e legítima das massas do Rife e condenar com firme e força a política reacionária do governo marroquino.

Viva as lutas das massas populares do Rife!

Parar de imediato a militarização da região do Rife!

Aplicação de todas as reclamações das massas populares do Rife!

Abaixo o regime marroquino antinacional, antidemocrático e antipopular!

Abaixo o imperialismo, os Estados reacionários árabes e a entidade sionista!

Paris, 1 de junho de 2017

Comitê de Ação e Apoio às Lutas do Povo Marroquino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s