Importante comunicado do PCB – FV assinala alvos na luta de duas linhas no MCI

Retirado de Dazibao Rojo

Tradução não-oficial


Importante comunicado do PCB – FV assinala alvos na luta de duas linhas no MCI

Artigo de M. Alonso

Recentemente o C.C do PCB – FV tornou público um importante posicionamento em torno da agressão que os camaradas do Comitê Bandeira Vermelha sofreram na manifestação de 1º de maio, em Berlim, por parte de elementos da Jugendwiderstand.
No mesmo documento, assinalam com clareza o que estes ataques representam e o fundo dos mesmos, que se produzem num momento em que os maoistas de todo o mundo avançam para uma Conferência Internacional Unificada que permita reconstruir uma organização internacional baseada no Marxismo-Leninismo-Maoismo, depois do colapso do MRI.

Algo muito diferente da proposta de uma frente internacional anti-imperialista que promovem, entre outras, organizações como a ILPS, que é presidida pelo conhecido comunista filipino J. M. Sisón.

Que existam diferentes posicionamentos ou discrepâncias não é o problema, o problema está em que as contradições estão transformado-se de “no seio do povo” a “antagônicas” pelo trabalho sorrateiro e fracionista que é impulsionado pela ILPS, que vemos substituir a luta de duas linhas – posição maoista – por uma eclética, de intrigas e desclassificações sem um autêntico debate ou crítica científica.

Estes fatos, denunciados pelos camaradas do Brasil, representam uma séria infração no respeito necessário às forças revolucionárias nos diversos países, baseado no princípio comunista do internacionalismo proletário e uma injerencia inaceitável.

J. M Sisón é um respeitado e veterano dirigente comunista que impulsionou, nos anos 60, a “retificação” do PCF em torno da guerra popular e do maoismo, mas seu apoio a conversações de paz, com o regime genocida de Duterte, criaram grande dúvidas em amplos setores comunistas, sobre a linha que atualmente sustenta.

Os chamados “acordos de paz” se demonstraram como uma eficaz via liquidacionista dos movimentos revolucionários pelos imperialistas e seus lacaios revisionistas, como exemplo o caso do Nepal onde o felón de Prachanda, liquidou a Revolução de Nova Democracia em troca de curules parlamentares no marco da democracia burguesa.
Foi especulado que esta sinistra linha liquidacionista nas Filipinas se baseia em organizações urbanas de frente, mas há mais, cabe uma pergunta: acaso o difuso anti-imperialismo não é um reflexo de uma profunda linha negra revisionista que pretende frear as guerras populares, para impulsionar governos anti-imperialistas interclassistas sob formas de democracia burguesa e exploração capitalista?

Apoiamos firmemente a guerra popular revolucionária nas Filipinas, seu Partido, ao NEP e as amplas massas revolucionárias, mas temos que advertir sobre as negras sombras que se ciemen sobre esta gloriosa guerra popular se os elementos liquidacionistas impõem sua linha.

A atuação do agrupamento ILPS é obra desta linha negra e é preciso deslindar com ela com um amplo movimento de crítica, que envolva o máximo de partidos e organizações maoistas a nível internacional. É preciso que a ILPS retifique e ponha fim a estas práticas fazendo autocrítica dessa linha direitista que trabalha pela cisão do MCI.

A unidade dos comunistas maoistas é uma necessidade urgente para a Revolução Proletária Mundial. As divergências devem ser tratadas baseando-se no método unidade-crítica-unidade, aprofundando na crítica ao revisionismo de velho e novo cunho.

A base de unidade está na defesa e aplicação do maoismo como terceira e superior etapa da ideologia do proletariado revolucionário e seu caráter universal para os diversos processos revolucionários no mundo.

 

 

2 comentários sobre “Importante comunicado do PCB – FV assinala alvos na luta de duas linhas no MCI

  1. Joao

    Companheiros, corrijam a grafia incorreta “PCP (FV)”, que é do Partido Comunista do Peru, pois o artigo do M Alonso se refere à nota do PCB (FV) – Partido Comunista do Brasil.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s