As tarefas das organizações de base do Partido (Partido Comunista da China, 1974 – Parte XI)

Nota do blog: Publicamos a seguir o décimo primeiro capítulo do importante documento do Partido Comunista da China, intitulado Uma compreensão básica do Partido, datado de 1974, num esforço de sintetizar a Base de Unidade Partidária, os princípios, estratégia, tática e métodos adotados pelo Partido para fazer a Revolução, prevenir-se do revisionismo, aplastar a restauração capitalista e seguir a via socialista. Publicamos objetivando servir melhor à formação ideológica e política, sobretudo da juventude.

O capítulo anterior: X.

Tradução não oficial, realizada voluntariamente por uma leitora.


Capítulo XI
As tarefas das organizações de base do Partido

Os Estatutos do Partido delineiam as cinco principais tarefas das organizações de base do Partido, as quais são sumamente importantes no desenvolvimento e fortalecimento destas organizações e em permitir-lhes desempenhar plenamente seu papel como destacamentos de combate, e em levar a cabo a linha revolucionária do Presidente Mao, fortalecer a direção do Partido e consolidar a ditadura do proletariado.

O desenvolvimento e fortalecimento das organizações de base do Partido é de grande importância

A necessidade do desenvolvimento e fortalecimento das organizações de base do Partido está determinada pelo próprio caráter do Partido. O Partido Comunista da China é o partido político do proletariado, a vanguarda do proletariado, e sua forma superior de organização, é o núcleo de direção de todo o povo chinês. A direção do Partido opera através das organizações de base que dirigem a militância geral do Partido e as massas revolucionárias na aplicação da linha política e dos princípios do Presidente Mao. As organizações de base do Partido são as estruturas mediante as quais se implementam a linha, a orientação, as políticas e as diversas tarefas do Partido; elas constituem o núcleo mediante o qual o Partido exerce sua direção das unidades de base e de outras organizações de massas revolucionárias; são os bastiões da revolução que guiam os membros do Partido e as massas revolucionárias em sua luta contra o inimigo de classe. Apenas desenvolvendo e fortalecendo as organizações de base do Partido é possível fortalecer a direção do Partido em todas as frentes, e o Partido pode manter seu caráter como vanguarda do proletariado.

O desenvolvimento e o fortalecimento das organizações de base do Partido exigem o princípio organizativo de nosso Partido. O Partido Comunista da China é uma organização compacta baseada no princípio do centralismo democrático. Desde o Comitê Central até as organizações locais, desde as organizações locais até os organismos primários, é um corpo unificado. As organizações de base constituem a base organizativa do Partido. Se o Partido não estivesse unido no ideológico, no político e organizativo, tornaria-se um coletivo desorganizado e seria incapaz de resistir às duras provas da luta de classes e da luta de duas linhas; sua capacidade de combate se debilitaria e seria impossível levar a cabo a tarefa de consolidar a ditadura do proletariado em cada fábrica, bairro, organização e escola. (185)

O desenvolvimento e o fortalecimento das organizações de base do Partido são necessários para a tarefa histórica do Partido. Se o nosso Partido terá êxito em abolir o sistema de exploração do homem pelo homem e em ajudar na realização do comunismo em todo o mundo, é necessário desenvolver e fortalecer as organizações de base do Partido, mobilizar toda a militância do Partido e as massas revolucionárias e organizat um grande exército revolucionário que marchará adiante como uma furiosa torrente para cumprir a tarefa histórica do Partido. As organizações de base do Partido são as pontes através das quais os corpos dirigentes do Partido mantêm laços estreitos com as massas. São bastiões que guiam milhões e milhões do nosso povo na luta e na construção. Somente o desenvolvimento e fortalecimento das organizações de base do Partido nos permite nos esforçarmos ao máximo na luta para alcançar o comunismo e a emancipação de todos a humanidade.

O desenvolvimento e fortalecimento das organizações de base do Partido é uma questão importante, à qual o Presidente Mao sempre prestou muita atenção. Desde a própria fundação do nosso Partido, ele participou pessoalmente na prática de estabelecer organismos do Partido nas unidades de base. Criticou fortemente as concepções errôneas dos oportunistas sobre a construção do Partido e formulou uma série de linhas, orientações e políticas para desenvolver e fortalecer as organizações de base do Partido. O Presidente Mao também participou pessoalmente no recrutamento de membros para o Partido e no estabelecimento de ramos do Partido entre os trabalhadores das Minas de Carvão de Anyuan. (186) Estabeleceu organizações de base do Partido no campo, como o ramo de Shaoshan do Partido Comunista da China (187) e também dirigiu pessoalmente o trabalho de formar ramos do Partido nas companhias e esquadrões do Exército Vermelho. Na época da luta nas Montanhas Chingkang, ele observou: “O ramo do Partido está organizado sobre a base da companhia; Esta é uma razão importante pela qual o Exército Vermelho conseguiu realizar uma árdua batalha sem despedaçar-se”. (188). Criticou as errôneas tendências de negligenciar ou opor-se ao estabelecimento de ramos do Partido nas companhias do Exército Vermelho e mostrou a grande importância de estabelecer firmemente organizações de base do Partido. Ao longo da revolução de nova democracia, o Presidente Mao sempre considerou a construção do Partido como a mais importante das três armas mágicas para derrotar o inimigo. Após a libertação de todo o país, o Presidente Mao novamente emitiu importantes instruções sobre a questão do desenvolvimento e fortalecimento de organizações de base do Partido. Durante a Grande Revolução Cultural Proletária, ele mais uma vez declarou enfaticamente: “Cada ramo do Partido deve reconsolidar-se em meio às massas. Isso deve ser feito com a participação das massas e não apenas com alguns membros do Partido; é necessário fazer com que as massas de fora do Partido participem das reuniões e façam comentários”. (189) As importantes instruções do Presidente Mao indicaram claramente a orientação política fundamental para construir as organizações de base do Partido e dar-lhes um avançado caráter proletário.

Através da história do nosso Partido, sempre foi muito aguda a luta de duas linhas na construção das organizações de base. Na época da fundação do Exército Vermelho, os oportunistas no Partido opuseram-se ao estabelecimento de ramos do Partido nas companhias; eles defenderam abertamente a necessidade de abolir o sistema de representantes do Partido nas companhias do Exército Vermelho a fim de separar o Exército Vermelho de Operários e Camponeses da liderança do Partido. No período da revolução socialista, Liu Shao-Chi, Lin Piao e outros vigaristas do mesmo tipo se opuseram com toda a força à linha proletária do Presidente Mao à respeito da construção do Partido. Combateram contra a liderança do Partido, esforçando-se para substituir com o “sistema de um só líder” o sistema de comitês do Partido, de modo que o fuzil mandasse no Partido, (190) com a vã esperança de converter as organizações de base do Partido. em suas ferramentas para opor-se à ditadura do proletariado, para sabotar a revolução proletária e restaurar o capitalismo.

Esses fatos mostram claramente que o fortalecimento e desenvolvimento ou não das organizações de base do Partido é um importante aspecto da luta de duas linhas sobre a construção do Partido, que é uma importante questão, intimamente ligada a defender ou não a direção do Partido e a construir o Partido, dando-lhe um caráter de vanguarda proletária. As organizações de base do Partido devem levar a cabo resolutamente a linha do Presidente Mao na construção do Partido, criticar os crimes de Liu Shao-Chi, Lin Piao e companhia, que sabotaram a construção das organizações de base do Partido, continuar construindo as organizações de base dando-lhes um caráter de vanguarda proletária e considerar a construção das organizações de base do Partido como uma tarefa na frente de batalha.

As tarefas de combate das organizações de base do Partido

Os Estatutos do Partido definem as principais tarefas das organizações de base do Partido da seguinte maneira:

  1. “Dirigir os membros do Partido e os não membros no estudo consciente do marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsé-Tung e na crítica ao revisionismo”.

Dirigir os membros do Partido e as massas revolucionárias no estudo consciente do marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsé-Tung e na crítica ao revisionismo é uma garantia de que as organizações de base do Partido continuarão praticando o marxismo e não o revisionismo. Esta tarefa determina a orientação política para o desenvolvimento das organizações de base e sua tarefa militante mais fundamental.

Em todo o seu trabalho, as organizações de base do Partido devem colocar esta tarefa na linha de frente e esforçar-se para desenvolverem-se como destacamentos de combate que estudam, propagam, defendem e praticam o marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsé-tung. Devem elevar a determinação dos membros do Partido e das massas revolucionárias em estudar, estabelecer em suas mentes a idéia de estudar para a revolução e esforçarem-se para compreender e assimilar mediante o estudo assíduo e consciente. Devem implementar resolutamente o estilo revolucionário de trabalho de integrar a teoria com a prática e considerar e resolver todos os problemas, procedendo desde a posição, o ponto de vista e o método do marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsé-Tung. É especialmente necessário para os corpos dirigentes estudar conscientemente, diligentemente e ainda melhor que os demais Devem concentrar e propagar as experiências positivas das massas e os bons métodos de estudo e aprofundar constantemente o movimento de estudo. Devem treinar e educar os elementos que são o principal suporte do trabalho revolucionário, observar que estejam estreitamente ligados às massas, envolver a todos e persistir no estudo.

As organizações de base do Partido devem mobilizar e dirigir os membros do Partido e as massas revolucionárias na crítica ao revisionismo. O revisionismo é uma tendência ideológica burguesa internacional e constitui ainda o principal perigo do atual momento. Portanto, as organizações do Partido devem lançar frequente e consistentemente movimentos revolucionários de massas para criticar o revisionismo, a concepção burguesa do mundo e a ideologia de todas as classes exploradoras. Ao mesmo tempo, devem prestar muita atenção à luta de classes na superestrutura – incluindo as diversas esferas da cultura. Devem levar a cabo o estudo do marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsé-Tung, bem como a crítica ao revisionismo como uma tarefa de longo prazo para desenvolver e fortalecer o Partido.

  1. “Dar constante educação aos membros do Partido e aos não membros à respeito da linha ideológica e política e dirigi-los a combater resolutamente o inimigo de classe”.

O Partido Comunista é o Partido revolucionário do proletariado; é o instrumento do proletariado para travar a luta de classes contra a burguesia e todas as demais classes exploradoras. As organizações de base do Partido são os destacamentos das linha de frente que dirigem os membros do Partido e as massas revolucionárias na luta contra o inimigo de classe. Portanto, devem analisar e estudar constantemente as novas características da luta de classes e da luta das duas linhas em cada nova situação, abordar conscientemente questões importantes da luta de classes e da luta de duas linhas e confiar nas massas e mobiliza-las para travar ativamente a luta de classes e a luta de duas linhas. Em alguns lugares, as organizações do Partido são absorvidas em rotinas diárias e assuntos menores e não prestam atenção a questões importantes; Isso é extremamente perigoso. Se essas organizações não corrigirem seu caminho, inevitavelmente se desviarão pelo caminho do revisionismo.

As organizações do Partido devem dirigir os membros do Partido e as amplas massas revolucionárias no estudo consciente da teoria do Presidente Mao sobre a luta de classes e a ditadura do proletariado e a linha básica do Partido para todo o período histórico do socialismo, em adquirir uma profunda compreensão das características e leis da luta de classes na sociedade socialista e em criticar de forma profunda a “teoria da extinção da luta de classes” espalhada por Liu Shao-Chi, Lin Piao e outros vigaristas semelhantes, a fim de permitir às massas um alto grau de iniciativa ao travar a luta de classes. Ao travar a luta, devem mobilizar as massas a cada vez que lhes permitirem carta branca na ação, fazer o máximo de estudo e investigação possível, ter capacidade de distinguir rigorosamente entre os dois diferentes tipos de contradições, implementar corretamente as políticas do Partido referente à luta entre nós e o inimigo, e golpear forte, com precisão e implacavelmente ao punhado de inimigos de classe.

Fornecer educação ideológica e política é fundamental para a construção ideológica do nosso Partido. Devido ao caráter de longo prazo da luta de classes e da luta de duas linhas, teremos que levar a cabo esta educação durante um longo tempo. As organizações do Partido devem assumir esta tarefa de educar os membros do Partido e as massas revolucionárias na ideologia e política em conformidade com os ensinamentos do Presidente Mao. Tomando os clássicos marxista-leninistas e as obras do Presidente Mao como o material básico, devemos dar uma educação viva e eficaz sob a forma de escolas do Partido ou estabelecendo grupos de estudos, e utilizando métodos como relatar a história da fábrica, do bairro, da família, da companhia [do exército], etc., para elevar constantemente a consciência dos membros do Partido e das massas revolucionárias em relação à luta entre as duas linhas, para aumentar a capacidade de distinguir o marxismo autêntico do falso, e lançar a linha revolucionária do Presidente Mao e implementá-la conscientemente.

  1. “Propagar e levar a cabo as políticas do Partido, implementar suas decisões e cumprir todas as tarefas atribuídas pelo Partido e pelo Estado”.

Todas as políticas do nosso Partido representam de maneira concentrada os interesses básicos do proletariado e do povo trabalhador como um todo. Elas encarnam a linha linha revolucionária do Presidente Mao e constituem poderosas armas ideológicas para unir o povo e derrotar o inimigo. O Presidente Mao disse: “A política e a tática são a vida do Partido”. (191) Determinar qual política é implementada pelas organizações de base do Partido não é algo sem importância, mas pelo contrário, é uma questão importante relacionada à orientação e à linha. Apenas levando a cabo conscientemente as políticas proletárias do Presidente Mao é possível fazer um bom trabalho e cumprir exitosamente as tarefas atribuídas pelo Partido e pelo Estado. As organizações de base do Partido devem propagar constantemente os princípios políticos do Partido entre os membros do Partido e as massas revolucionárias, de modo que as massas possam compreender e captar a seu tempo e converter os princípios políticos do Partido em feitos conscientes. Ao levar a cabo as políticas do Partido, as organizações de base devem observar que se mantenha a relação correta entre a linha básica do Partido, por um lado, e os princípios políticos gerais, bem como as diversas políticas específicas, por outro A linha básica do Partido define os princípios gerais e as políticas concretas a seguir a fim de distinguir entre os dois tipos diferentes de contradições e maneja-las adequadamente. Deste modo, devemos sempre ter em mente a linha básica do Partido para entender corretamente o verdadeiro espírito de suas diversas políticas específicas. Apenas assim podemos,, ao implementar estas políticas, ser perspicazes, integrar os interesses imediatos das massas com seus interesses de longo prazo, e os interesses da parte com os do todo, discernir claramente a linha que divide as contradições entre o inimigo e nós das contradições no seio do povo e atuar em todos os assuntos em conformidade com as políticas do Partido. Para levar a cabo as políticas do Partido – inclusive no terreno da luta de classes e da luta de duas linhas – devemos permanecer altamente vigilantes, defender os princípios, desenmascarar e aplastar as atividades de sabotagem dos inimigos de classe. Devemos eliminar as perturbações tanto de direita como de “esquerda” e combater fortemente todas as idéias e atos que vão contra as políticas do nosso Partido. As organizações de base do Partido devem implementar firmemente as decisões do Partido. Devem organizar os membros do Partido e as massas revolucionárias de modo que trabalhem duro para cumprir as diversas tarefas definidas pelo Partido e garantir seu cumprimento.

  1. “Manter estreitos vínculos com as massas, ouvir constantemente suas opiniões e necessidades e travar uma ativa luta ideológica a fim de manter a vida do Partido vigorosa”.

Estando próximo às massas do povo, as organizações de base do Partido devem manter os mais estreitos vínculos com elas. Devem respirar o mesmo ar, compartilhar a mesma sorte, estar entre elas como peixe na água, como carne e unha, e lançar raízes profundas entre elas. Devem ouvir constantemente suas opiniões e suas aspirações e discutir com elas qualquer problema que surgir. Quanto mais familiarizados estejamos com um problema, quanto mais urgentemente um problema necessite de solução, mais temos que ouvir as opiniões das massas. Quanto mais pesada for a tarefa, mais devemos prestar atenção às opiniões das massas. Quanto mais vitórias alcancemos, e quanto mais tenhamos ganhado a confiança das massas, mais devemos ouvi-las.

Conforme o ensinamento do Presidente Mao: “A filosofia do Partido Comunista é a filosofia da luta”, (192) as organizações de base do Partido devem travar uma ativa luta ideológica dentro do Partido. Devem purificar a vida organizativa e democrática do Partido, e praticar conscientemente a crítica e a autocrítica. Devem mobilizar os membros do Partido e as massas revolucionárias e apoia-los em sua luta contra as tendências errôneas e todas as idéias não proletárias Os quadros das organizações de base do Partido devem, por sua própria iniciativa, submeter-se à supervisão das massas e escutar modestamente suas críticas; se apresentam deficiências ou cometem erros, devem reconhecê-los e corrigi-los. Devem combater o egoísmo e repudiar o revisionismo diante das massas e não “autocultivar-se dentro de quatro paredes” e “travar a revolução no seu ser interior” como Liu Shao-Chi e Lin Piao defendiam.

  1. “Incorporar novos membros, respeitar a disciplina do Partido e consolidar constantemente as organizações do Partido, desfazer-se do rançoso e incorporar o novo, a fim de manter a pureza das fileiras do Partido”.

Desfazer-se do rançoso para incorporar o novo abrange dois aspectos: um é ideológico, o outro organizativo. Desfazer-se do rançoso e incorporar o novo no ideológico é prioridade, mas o aspecto organizativo é também muito importante.. Esta é uma garantia importante para ampliar as fileiras do Partido e manter seu caráter avançado e sua pureza. Devemos constantemente nos desfazer do rançoso e incorporar o novo no ideológico, assim como na esfera organizativa, tendo em conta a dialética das contradições dentro do Partido. Devemos integrar o Partido aos elementos mais avançados que surgem na prática dos três grandes movimentos revolucionários, limpa-lo de renegados comprovados, agentes inimigos, pessoas com responsabilidades de direção seguidores absolutamente impenitentes do caminho capitalista, degenerados e elementos de classes contrárias. Todos os indivíduos cujos casos mostram as características de contradições entre o inimigo e nós devem ser manejados como tais, sem exceção, devem ser varridos do Partido; aqueles cujos casos constituem contradições entre os inimigos e nós, mas são tratados como contradições seio do povo, em geral, também devem ser removidos o Partido, a fim de manter a pureza das organizações do Partido. As organizações de base devem, como especificado nos Estatutos do Partido, realizar eleições periodicamente; devem defender o princípio da “tripla integração” de idosos, de meia-idade e de jovens, e integrar e consolidar as novas forças. Devem, observando os cinco requisitos para os continuadores da causa revolucionária do proletariado, dar ênfase em selecionar membros destacados do Partido Comunista para os postos de direção nas organizações do Partido em todos os níveis, para garantir a vitalidade da causa do nosso Partido.

Para desenvolver e fortalecer o Partido, devemos também elevar constantemente a vontade dos membros do Partido para observar a disciplina do Partido. Submeter a totalidade do Partido a uma disciplina unificada constitui uma verdadeira garantia de preservar a unidade centralizada do Partido e de implementar a linha proletária revolucionária do Presidente Mao; este requisito é necessário a fim de lograr  a completa vitória na revolução e consolidar a ditadura do proletariado. Portanto, as organizações de base do Partido devem reconhecer plenamente a importância de submeter o Partido a uma única disciplina unificada; deve educar os membros a fim de fortalecer seu conceito de disciplina e de aplica-la conscientemente. Para os membros que violam a disciplina do Partido, devemos, de acordo com os Estatutos do Partido, distinguir o caráter e o grau da violação, critica-los e ajuda-los seriamente e, se necessário, tomar as medidas disciplinares apropriadas, de modo  que a disciplina do Partido seja tomada seriamente.

Em resumo, as organizações de base do Partido devem trabalhar ativamente para cumprir, uma a uma, todas estas cinco tarefas principais traçadas nos Estatutos. Apenas desta forma podem desempenhar plenamente seu papel como destacamentos de combate nas primeiras linhas.

As organizações do Partido de base devem assegurar a sua própria consolidação

A fim de cumprir suas cinco tarefas de combate, as organizações de base do Partido devem assegurar absolutamente  sua própria consolidação.

Devem abordar o trabalho ideológico e político dos membros do Partido Comunista e colocar plenamente em jogo sua iniciativa. O papel das organizações de base do Partido como os destacamentos de combate nas primeiras fileiras, não pode separar-se do papel de vanguarda exemplar dos membros do Partido. Portanto, as organizações de base do  Partido devem fortalecer seu trabalho ideológico e político, elevar constantemente a consciência de seus membros à respeito da luta de classes e da luta de duas linhas, elevar seu nível político e aumentar sua capacidade de trabalho, fazer de cada membro do Partido Comunista um combatente de vanguarda do proletariado, cheio de entusiasmo e vigor, e que tome ativamente a iniciativa de dirigir as massas no cumprimento de todas as tarefas de combate designadas pelo Partido e pelo Estado. Ao implementar a linha, os princípios orientadores e as políticas do Partido, devem organizar o estudo consciente e a discussão sobre eles, compreender seu espírito fundamental, compreender as tarefas e levar a cabo o estudo sobre os métodos, de modo que que os membros possam pôr em prática a linha, os princípios orientadores e as políticas do Partido. Os ramos do Partido devem constantemente ouvir as críticas e sugestões feitas pelos seus membros sobre o trabalho do Partido na base e dar-lhes a oportunidade de ventilar livremente seus pontos de vista. Devem interessar-ses pel​no trabalho de seus membros, preparar as condições para que possam cumprir as tarefas, e depois verificar o trabalho; elogia-los no momento apropriado quando são exitosos e apontar suas deficiências em seu devido tempo, assim como ajuda-los a sintetizar suas experiências e a tirar conclusões delas. Desta forma, aumentará a consciência política dos membros do Partido, seu grau de compreensão política e sua capacidade de trabalho, e sua iniciativa será totalmente implementada sempre.

Devemos abordar firmemente o trabalho dos grupos do Partido e observar que seja dado pleno alcance a seu papel. O grupo do Partido é um coletivo militante sob a direção do ramo do Partido. A forma como os grupos do Partido desempenham seus papéis está diretamente relacionada ao papel exemplar de vanguarda dos membros do Partido, bem como ao papel dos ramos do Partido como destacamentos combatentes na linha de frente. Portanto, as organizações de base do Partido deve tomar resolutamente em suas mãos o importante elo proporcionado pelos grupos do Partido e devem desempenhar plenamente o seu papel militante Os grupos do Partido devem assegurar-se conscientemente de que seus membros estudem o marxismo-leninismo-pensamento Mao Tsé-tung, a teoria do Presidente Mao sobre a construção do Partido, os Estatutos do Partido, bem como os documentos de repúdio ao revisionismo. Devem defender a linha política básica e os princípios do Partido, elevar constantemente a consciência de seus membros sobre a luta de classes e a luta de duas linhas, bem como sua capacidade para distinguir entre o autêntico marxismo e o falso, e dirigir os membros do Partido e as massas revolucionárias na luta contra o inimigo da classe. Esses grupos  também devem fazer um bom trabalho na incorporação de novos membros, preparar e provar ativistas e informar sobre a situação ao ramo do Partido. Os grupos do Partido devem implementar plenamente as decisões do ramo do Partido, cumprir as tarefas que lhes são confiadas pelo ramo, estudar a situação ideológica e política dos membros do Partido e das massas e refletir suas aspirações. Devem frequentemente utilizar o método de crítica e autocrítica. Os membros do Partido que também são quadros e têm responsabilidades de direção devem afiliar-se a um grupo do Partido e participar em suas atividades da mesma maneira que os membros comuns.

Devemos revolucionar ideologicamente a nós próprios, de modo que os ramos do Partido  convertam-se realmente em “esquadras” e desempenhem plenamente o papel dirigente das organizações de base do Partido. O ponto chave é desempenhar plenamente o papel das organizações de massas do Partido como destacamentos de combate das primeiras linhas, é estabelecer um corpo de direção revolucionário que tenha estreitos vínculos com as massas e garanta que a direção das organizações de base do Partido esteja firmemente nas mãos de revolucionários marxistas, operários, camponeses pobres e médios e outros representantes das massas trabalhadoras. As organizações de base do Partido devem praticar o sistema de combinar a direção coletiva com a divisão das tarefas e responsabilidades. Quanto aos assuntos muito importantes, todos devem ser discutidos coletivamente pelo comitê do ramo (193) (ou pelo comitê do Partido) antes de uma decisão ser tomada e implementada. Todas as pessoas devem ter voz, não apenas uma pessoa. Os comitês das organizações de base devem desenvolver regularmente a vida democrática da organização, e tomar parte na crítica mútua e na autocrítica a fim de fortalecer a direção centralizada que exercem sobre os comitês revolucionários, sindicatos, associações de camponeses pobres e médios da camada inferior, federações de mulheres, a Liga da Juventude, as Guardas Vermelhas e as Pequenas Guardas Vermelhas e outras organizações das massas revolucionárias. Os corpos dirigentes das organizações de base devem estudar conscientemente os clássicos marxistas-leninistas e as obras do Presidente Mao, estar nas fileiras de frente dos três grandes movimentos revolucionários, a saber: a luta de classes, a luta pela produção e a experimentação científica, trabalhar arduamente para transformar sua concepção de mundo, manter sempre as boas qualidades do povo trabalhador a fim de prevenir e derrotar a burocracia, prevenir o revisionismo e manter sempre sua juventude revolucionária. Quando os ramos do Partido são revolucionrizados ao ponto de ser “esquadras”, o trabalho de todo o Partido receberá um grande impulso e as organizações de base do Partido poderão desempenhar plenamente o seu papel como destacamentos de combate de primeira linha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s