Peru: O velho Estado peruano está em decomposição (SUTEP, 2018)

Nota do blog: Reproduzimos documentos da I e II Convenção Macro regional Centro do Sindicato Único de Trabalhadores em Educação do Peru – SUTEP, publicação original retirada do sítio eletrônico vnd-peru.blogspot.com.

Tradução não-oficial


O velho Estado peruano está em decomposição

kkkk

Vai o ianque genocida Kucznski e vem o peão do Banco Mundial Vizcarra

1. No campo nacional, a sociedade peruana segue sendo semifeudal (latifúndio, servidão e coronelismo) e semicolonialidade (submissão ideológica, política, econômica, educativa-cultural e militar), na qual se desenvolve e evolui o capitalismo burocrático, onde o Estado (burguesia burocrática, burguesia compradora e latifundiários) utilizado pelas empresas monopolistas transnacionais, aplica com firmeza as políticas projetadas pelo “Consenso de Washington”, da qual se derivam as diretrizes políticos-econômicos-sociais que o Estado executa, como o reimpulso do capitalismo burocrático, a reestruturação do Estado e a flexibilização trabalhista, além de frear e reprimir as lutas do povo; o pagamento pontual da parasitária dívida externa, tais medidas opressoras se traduzem nas privatizações: da educação, da saúde e da previdência social, a demissão massiva de trabalhadores via avaliações políticas e punitivas, o corte de importantes direitos do povo como o direito ao trabalho e a estabilidade trabalhista, as remunerações, bonificações e pensões justas, equitativas e reajustáveis com o custo de vida, entre outros.

2. O Estado peruano, instrumento de domínio das classes opressoras e exploradoras, é um Estado reacionário e serve aos interesses do imperialismo, através das sucessivas TLC e outros convênios bilaterais.

3. O governo anti-povo, entreguista, mais reacionário e fascista, encabeçado [até então] por PPK, aplica e implementa fielmente todos os mandos do imperialismo derivados do Consenso de Washington.

4. A crise imperialista mundial atiça a crise do capitalismo burocrático, o que evidencia uma crise geral da sociedade peruana contemporânea. O velho Estado peruano está em decomposição, seu regime tecnocrático entreguista, fascista e fiel serviçal do imperialismo vai de queda em queda, afundado na mais putrefata corrupção, a pior crise de sua história, crise de toda sua podre “democracia burguesa”.

5. O Peru é um país de Terceiro mundo, butim do imperialismo principalmente ianque.

6. As lutas do povo peruano têm um caráter claramente anti-imperialista principalmente norte-americano, o capitalismo burocrático está em destruição inexorável, se agrava e acelera a destruição definitiva do velho Estado, não permitir que o velho e novo revisionismo trafiquem e cavalguem sobre as lutas de nosso povo.

7. Expressar nossa solidariedade de classe e respaldar as lutas das organizações populares e sindicais em defesa de seus direitos, reivindicações e benefícios.

A I e II Convenção Macro regional do Centro, ACORDA:

1. Luta frontal contra o plano neoliberal do imperialismo derivado do Consenso de Washington, que o Estado peruano executa por meio de suas instituições, pela defesa do direito a livre determinação dos povos, defesa da soberania nacional, entre outros.

2. Desmascarar, combater, aplastar e varrer o caminho do cretinismo parlamentar, caminho eleitoreiro para atar o povo e as massas às frações da grande burguesia, à “falsa esquerda”, o caminho é desenvolver as lutas do povo servindo a sua articulação.

3. Rechaçar a VIII Cúpula das Américas, que será realizada em Lima, no dias 13 e 14 de abril de 2018, Foro internacional que o imperialismo norte-americano vem impulsionando, principalmente com os países agrupados na Aliança do Pacífico, em função da execução de seus planos hegemônicos na região sul-americana, e à concretização de seu chamado “Plano Peru”, que está intimamente ligado à ampliação de seu plano fascista de 1990 reajustado com vistas ao “bicentenário”.

4. Fortalecer e contribuir para a reorientação e reconstituição classista das organizações de Base como as Frentes de Defesa do Povo, associações de bairros, de juventude, entre outros.

I e II Convenção Macro regional do Centro do Sutep

Peru, 2018.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s